terça-feira, 22 de novembro de 2011

ABMH e Ibedec Alertam Sobre os Riscos dos Feirões de Imóveis

Imóveis: ABMH e Ibedec Alertam Sobre os Riscos dos Feirões de Imóveis 

Apesar do sucesso dos feirões, os especialistas recomendam uma série de cuidados, especialmente se as unidades forem usadas.  

Com a abertura da temporada de feirões em todo o País, o sonho da casa própria parece ficar mais próximo de se tornar realidade para muitos brasileiros. No entanto, especialistas alertam que esse sonho pode se transformar em pesadelo, caso o futuro comprador deixe de tomar os cuidados necessários ao adquirir o imóvel por meio dessa modalidade, especialmente se as unidades forem usadas e ainda estiverem ocupadas.


De acordo com o consultor jurídico da ABMH (Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação) e do Ibedec (Instituto Brasileiro Estudo e Defesa das Relações de Consumo), Rodrigo Daniel dos Santos, é necessário que o interessado verifique se o imóvel de interesse não foi tomado de um mutuário inadimplente, para evitar possíveis problemas com a justiça, caso o ex-proprietário queira reaver seu bem.  

Comprador Pode Ficar Sem o Imóvel  

Além disso, explica o consultor, muitos mutuários que têm o imóvel retomado ingressam com ações para pedir a revisão dos contratos e, nesse período, depositam os valores das prestações em juízo. A decisão judicial, porém, acaba sendo desrespeitada e os imóveis são arrematados e levados a leilão, sem qualquer chance de defesa do mutuário.  

Segundo a ABMH, no caso de compra de um imóvel já ocupado, a responsabilidade pela desocupação passa para o comprador. Dessa forma, muitas pessoas que compram imóveis retomados pelos bancos podem enfrentar problemas sérios com a justiça para ocupar o bem. Se os mutuários inadimplentes que entraram com ações de revisão contratual conseguirem provar a cobrança de juros indevidos, por exemplo, isso lhes garante o direito à propriedade.  

A situação pode piorar ainda mais para o comprador do imóvel ocupado, caso ele queira tomar a propriedade à força. Esse tipo de tentativa, segundo as entidades, é considerado crime e dá direito ao mutuário que seja "expulso" de ser indenizado financeiramente, além de ser reintegrado à posse do imóvel.  

O correto, afirma o diretor-presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin, é a pessoa que comprou o imóvel recorrer ao Judiciário, reivindicando a posse. Se o ocupante não contestar a ação, o comprador consegue o despejo de 60 a 180 dias depois. Contudo, se o ex-proprietário contestá-la, a briga pode estender-se por até seis anos.  

Imóveis Novos: Cuidado Com os Financiamentos!  

Para quem pretende contratar um financiamento, é importante seguir algumas orientações importantes. Primeiramente, é preciso procurar um imóvel que atenda às suas necessidades atuais, sem exageros.  

Embora o momento pareça bastante oportuno para adquirir um imóvel novo, com a redução de 10,66% para 8,66% no juro de financiamento imobiliário para quem ganha de R$ 3.900 a R$ 4.900 (mais a incidência de Taxa Referencial), o futuro tomador do crédito deve pesquisar bastante para encontrar as melhores condições do mercado, antes de assinar o contrato.  

Além disso, para não correr o risco de se tornar inadimplente, é importante não comprometer mais do que 15% da renda com a primeira prestação do financiamento, já que os valores são corrigidos por índices de inflação, o que não ocorre com o salário do consumidor.  

Para diminuir o valor financiado, é recomendável também o uso do FGTS ou qualquer dinheiro da poupança, para aliviar os juros do parcelamento.  

Fique Atento Aos Juros  

As opções de financiamento com prestação fixa pedem atenção para alguns detalhes. O interessado deve pesquisar bastante, e com cautela, sem se deixar levar pelo entusiasmo de sair do aluguel.  

Quando a parcela é fixa até o final do contrato, os juros são ainda mais altos. E alguns bancos, que oferecem taxas menores, têm as prestações pré-fixadas por apenas 36 meses, e não durante todo o contrato.  

Também é preciso ficar atento à parcela, pois ela é composta de duas partes: uma de amortização e outra de juros. Se a amortização for muito baixa, pouco se irá reduzir do saldo devedor ao longo dos meses.  

Sistemas de Amortização  

O sistema mais comum nos contratos de financiamento imobiliário é a Tabela Price. Entretanto, este método tem sido vedado pela justiça porque faz com que o mutuário pague juros sobre juros da dívida, o que é proibido por lei.  

Além da Tabela Price, existem outros dois outros sistemas de pagamento: o SAC e o SACRE. Ambos possuem a parcela de amortização crescente, de forma que o saldo devedor cai mais rápido e, com ele, o gasto com os juros.  

A maior desvantagem desses métodos é que as parcelas iniciais tendem a serem maiores, enquanto que no sistema Price elas são fixas. 


Espero que você tenha considerado este boletim informativo como uma experiência de aprendizado interessante. Obrigado...

Ricardo Severini - Creci MGF 0024655
Andréa Severini - Creci MGF 0024652

Então, se você está procurando mais informações sobre as imóveis, ou quer saber como encontrar em Poços de Caldas, MG o imóvel dos seus sonhos, em seguida, ir para: http://www.severiniimoveis.com.br - Ou muito melhor visite a sede da empresa, que está localizada:


Severini Properties – Consultoria Imobiliária – Creci 2891 J
Rua Rio Grande do Sul, 569

Centro
Poços de Caldas, MG
CEP 37701-740
Brasil

Fone: (35) 3722 6556 - Escritório
Fone: (35) 9102 8951 - Ricardo
Fone: (35) 9146 6242 – Andréa


Andréa Severini, formada em administração de empresa, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de marketing internacionalmente.  

Através de suas inúmeras viagens desenvolveu uma verdadeira paixão por arquitetura, decoração e principalmente propriedades.  

A sua imobiliária é reconhecida sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Andréa trabalha com seu irmão e parceiro Ricardo Severini em realizar este objetivo.

Ricardo Severini, formado em Comercio Exterior, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de “Real Estate” (imóveis) internacionalmente.  

Através de seus inúmeros trabalhos no exterior, em mais de 33 países com quem já trabalhou e visitou Ricardo já ganhou vários prêmios no exterior como melhor diretor de vendas para o Caribe, Florida, e Itália.  

http://www.severiniimoveis.com.br  - A sua imobiliária é reconhecida Internacionalmente sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Ricardo trabalha com sua irmã Andréa Severini em realizar este objetivo. 

Inteligência Imobiliária - Imóveis É Um Grande Negócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário